terça-feira, 26 de julho de 2011

Rotina ( E.A.S.Y) By Encantadora de Bebês


 Voltei e como prometi, vou começar os posts
 sobre a Rotina E.A.S.Y da Tracy Hogg. 
Hoje vou explicar a rotina, as fases do bebê e como começar a estruturá-la.

 Espero que essa série ajude outras mães que, como eu, estavam desesperadas sem saber o que fazer com seu bebê. O método da Encantadora de Bebês me ajudou e espero que ajude você também.

(Trechos extraído do Livro A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas” de Tracy Hogg e Melinda Blau).

Comece da Maneira que Deseja Manter

Eu sei que a idéia de uma rotina estruturada pode ir contra tudo aquilo que você já ouviu de seus amigos ou leu nos livros.

A necessidade que as pessoas têm de estrutura varia. Em um extremo estão aqueles cujo dia inteiro é previsível. No outro, estão os espíritos livres, que tendem a viver sem compromisso – mas eles também seguem algum tipo de ritual durante o dia. Por quê? Porque os seres humanos prosperam se sabem como e quando suas necessidades serão atendidas.

O mesmo ocorre com os bebês e as crianças pequenas. Ao chegar do hospital com o bebê, sugiro que a família inicie imediatamente a rotina estruturada que irei propor, ou o EASY. Trata-se de iniciais que representam uma sequência previsível de eventos que espelham a vida dos adultos: Alimentar-se (E- eating), dedicar-se a alguma Atividade (A – activity) e Dormir (S – sleep), o que deixa um pouco de tempo para Você (Y- you). Não é um cronograma, mas uma rotina que estrutura o dia e organiza a vida da família.

Os bebês precisam que lhes mostremos o caminho e que lhes ensinemos a constância. A repetição proporciona a aprendizagem mais eficaz. É importante que o bebê se ocupe com alguma atividade depois de alimentar-se, em vez de ir dormir logo após a refeição, para que não aprenda a associar alimentação a sono.

Com o EASY ninguém segue o ritmo do bebê, é você quem assume o comando. Você o observa com cuidado, ouve suas dicas e então assume o comando, incentivando-o suavemente a seguir a rotina que você sabe que o ajudará: Alimentar-se, ter um nível adequado de Atividade e um bom Sono no final. Você estabelece o ritmo.

Com EASY, os pais – especialmente os de primeira viagem – adquirem confiança para lidar com seu bebê; passam a entender o bebê, porque aprendem mais rapidamente a distinguir o choro. Um exemplo disso: Digamos que você já Alimentou o bebê (Eat) e ele está acordado há 15 minutos (Activity), então começa a fazer manha. Há uma enorme chance de que ele precise de um Sono (o S). Por outro lado, se ele já teve um Sono de 1 hora (S), enquanto Você (You) aproveitou para descansar, quando ele acorda não é necessário “adivinhar”. Mesmo que ele não esteja chorando, é seguro supor que ele precise Alimentar-se. E assim recomeça o ciclo do EASY.

Por que implementar o EASY?

O EASY é uma maneira inteligente de passar o dia com seu filho. Trata-se de um método composto de ciclos que se repetem. Seu bebê mudará bastante nos próximos meses, mas a ordem das letras (EASY) permanecerá a mesma:

- E (eating) ou Alimentação: o dia do bebê começa com uma refeição, que vai do líquido aos líquidos + sólidos (aos 6 meses). Quando o bebê já segue uma rotina, é menor a probabilidade de se fornecer uma quantidade incorreta de alimentos.

- A (activity) ou Atividade: o bebê se distrai murmurando para os pais ou olhando móbiles ou brinquedos. Mas à medida que ele se desenvolve, interage cada vez mais com o ambiente e começa a se mover. Uma rotina estruturada ajuda a impedir a superestimulação.

- S (sleep) ou Sono: o sono ajuda a crescer. Além disso, as boas sonecas durante o dia ajudam o bebê a dormir melhor e por mais tempo à noite, porque é necessário sentir-se relaxado para dormir.

- Y (you) ou tempo para Você: se o bebê não estiver numa rotina, cada dia será diferente e imprevisível. Ele será infeliz, e você nunca terá um momento para si mesma.

Para lembrar: 
o EASY não é um cronograma, pois os bebês não seguem relógios!!! O EASY é um método que varia de criança para criança. Não se pode esperar que um bebê viva segundo o relógio. O EASY sugere manter um mesmo padrão (alimentação, atividade, sono) e repeti-lo diariamente. Não estamos tentando CONTROLAR as crianças, mas sim orientá-las. Pois é por meio da repetição que os seres humanos aprendem e é isso que uma rotina estruturada reforça.

Pra começar a rotina é importante que você faça um diário anotando exatamente o que o bebê está fazendo, quanto ou por quanto tempo está mamando, quanto tempo ele dorme, se ele tem evacuado e quantas vezes.

O seu Diário do E.A.S.Y.

• DATA
• Alimentação
• Em qual horário?
• Quanto (em ml ou em min.)?
• No seio direito (em min.)?
• No seio esquerdo (em min.)?
• Número de defecações
• Número de micções
• Atividade
• Qual e por quanto tempo?
• Banho (de manhã ou à tarde)?
• Sono
• Por quanto tempo?
• Você
• Descanso?
• Tarefas?
• Descobertas?
• Comentários?
Os primeiros passos: diretrizes para as Diferentes Idades

Estabelecer uma rotina pela primeira vez torna-se um pouco mais difícil quando o bebê cresce, sobretudo se você nunca teve uma estrutura. O EASY é diferente com bebês mais velhos.

Como os bebês se desenvolvem
O bebê é alguém totalmente dependente que irá se tornar uma pequena pessoa, capaz de exercer maior controle sobre seu corpo. Sua rotina será afetada pelo seu crescimento e desenvolvimento, que acontece da cabeça aos pés na seguinte ordem:

Do nascimento aos 3 meses: da cabeça e dos ombros pra cima, incluindo a boca, permitindo-lhe controlar a cabeça e levantá-la, e sentar-se apoiado.

3 a 6 meses: da cintura para cima, incluindo o tronco, os ombros, a cabeça e as mãos e permitindo que ele role de frente para trás, tente alcançar os objetos e pegue-os, sente-se quase sem ajuda.

6 meses a 1 ano: das pernas pra cima, incluindo os músculos e a coordenação, que permite que ele fique sentado sem auxílio, role de trás para frente, sente-se ereto, explore, arraste-se e finalmente, perto de um ano ou depois, ande.

As primeiras Seis Semanas: uma época de ajustes

As primeiras 6 semanas representam a época ideal para dar início ao EASY, que geralmente começa como um plano de 3 horas. O bebê mama, brinca e depois prepara-se para uma boa soneca. Você descansa junto com ele (PS do blog: quase nunca a gente descansa, pois tem tudo pra cuidar ainda, desde roupa do bebê, banho pra tomar, comida pra fazer, mas não custa sonhar, né?). Porém, as primeiras 6 semanas são uma época de imenso ajuste. Antes, o bebê vivia em um local confortável e de clima controlado, onde se alimentava 24 horas por dia, no sossego do útero; agora, precisa sobreviver em uma casa cheia de pessoas, espera-se que ele obtenha a sua alimentação de um bico (seja o seio ou mamadeira). Além disso a vida também é drasticamente diferente para você. Sobretudo se você for mãe de primeira viagem, estará tão confusa quanto o bebê!!! E se for o seu segundo ou terceiro filho, provavelmente os irmãos estarão a seus pés, reclamando que aquela boneca chorona monopolizou o tempo de todo mundo.

O bebê não tem muito controle sobre nada nessa fase – exceto sua boca, que ele usa para sugar e se comunicar. A existência dele se resume a alimentar-se, sugar e CHORAR! O choro é sua única voz. E ele chora em média de 1 a 5 horas por dia. (Já pensou que desespero? Ainda mais quando um minuto de choro parecem 3 ou 4 minutos, devido a diversos fatores!).

Porém,NUNCA devemos ignorar o choro do bebê, nem muito menos deixá-lo chorando sozinho! Sempre precisamos descobrir o que ele está tentando nos dizer. O choro costuma atingir o auge na sexta semana, e nessa época os pais observadores geralmente já aprenderam essa linguagem. Prestando atenção nos movimentos do bebê, em geral esses pais agem antes do choro começar. Você aprenderá rapidamente as dicas do seu bebê se colocá-lo no EASY.

Abaixo uma Rotina Sugerida pela Tracy.


E essa é da minha Piquetuxa!!!! 
As vezes os Horários mudam, mais a sequência é sempre a mesma!

Ai, começa tudo outra vez..
Luiza dorme a noite toda, desde os 15 dias!

É importante lembrar que cada bebê é um ser único e deve ser tratado como tal. Nem sempre os horários propostos na rotina serão os que se encaixam com o seu filhote. A Luiza, por exemplo, dormia bem mais do que ela propõe e tinha períodos de atividade mais longo. Depende de cada criança. Por isso é importante que você anote os horários e como o seu filho está seguindo a rotina, e adapte a mesma à realidade do seu bebê. A rotina proposta é mais um guia para dar uma ideia de como as coisas devem ser pra estruturar uma rotina para o seu bebê. Se você começar a segui-la logo vai perceber que esse ou aquele horário não dão certo para seu filho. 

O importante é a sequência EASY (alimentação, atividade, sono e você), o tempo dela vai depender do seu filho.

Espero que tenham gostado do post. Eu sei que esse foi um tanto longo, mas achei necessário seguir as explicações preliminares da rotina para que todos possam entender como e por que funciona.
**Não, esse post não é patrocinado, nem estou ganhando nada para falar do livro.E pra quem não tem a oportunidade e nem grana pra comprar o livro, faço questão de dividir! Essa é a minha forma de passar o que aprendi e que vai ajudar muito...
Xerus,


7 comentários:

  1. Eita amiga, a Luiza dorme é tarde né? Anna Sophia 19 horas já quer dormir... Bjuss pras duas

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei um máximo tudo isso não sei se funcionaria com a gente o Pedro é extremamente exigente, ele dorme bem a tarde as vezes a tarde toda e emenda a noite acorda só para comer e log dorme, nao dorme a noite todo acorda 2 ou 3 x ate as 7h mama e dorme, e assim estamos indo..
    bjs

    ResponderExcluir
  3. aqui a gente segue uma rotina tb, e ela q estabeleceu, mas é uma rotina muitop pratica, bem parecida com essa rsrsr amiga, pois vc escreve o texto e manda pro meu e-mail? aviso quando postar no blog, vc tem meu e-mail né? bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Estava com saudades de vçs.
    Obrigada pela força de sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oi querida! parabéns pelo blog! ta lindooo! vc colocou a rotina da sua pequena.. mas nao consegui ver qto tempo ela tem... a minha tem 7 meses.. qdo ela só mamava era uma maravilha... dormia a noite toda! mas foi só começar a comer q a rotina sumiu e virou uma bagunça.. acorda entre 3 e 6 vezes a noite.. ninguem merece, né? to doida pra voltar ao normal.. :S obrigada pelas dicas! bjins

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!!!!

    Estava procurando esta rotina para postar em meu blog e encontrei, postarei e darei os creditos devido a vocês linda!!!

    Que deus continue te abençoando!!!

    Nossa vida de mãe não é fácil mas vale a pena.
    Sou mãe de um lindo casal.

    beijos...

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas explicações e exemplos da rotina! Obrigada por colaborar.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu cantinho! Volte Sempre!
Faça uma Mamys Blogueira Feliz, Comente!

....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...