sexta-feira, 15 de julho de 2011

Introdução e Receitas da papinha de Frutas


Luiza com 05 meses já, e estamos prestes a deixar as mamadas Buááá´

Introdução das Frutas


A partir dos seis meses de idade, é indicada a introdução de novos alimentos, além do leite materno. 
Mais, muitas mães adiantam esse acontecimento por vários fatores! 
Eu sou uma delas! Ana Luiza começou a experimentar frutinhas com 4meses e meio e até agora só está nela. Estou indo com calma, sem pressa, oferecendo e aos poucos ela está acostumando e gostando. Acho que essa transição deve é muito importante e exige muita paciência. O bebê que mama ao seio só conhece o leite materno como alimento. Reconhece nele o prazer, a saciedade e emoções que somos certamente incapazes de descrever. Ao introduzir alimentos diferentes do leite materno devemos ter a preocupação de promover, senão a mesma, ao menos semelhante emoção ao bebê. E isso, deve acontecer naturalmente, sem angústia ou ansiedade, e com muita alegria. 

Algumas dicas são muito importantes para o sucesso na aceitação de novos alimentos:
  • Ofereça os novos alimentos nos horários das mamadas. É quando o bebê sente fome.
  •  Na disputa entre o sono e a alimentação, quem vence é o sono. Assim, escolha o melhor horário do dia para as primeiras tentativas.
  • Qualquer mudança na rotina (viagens ou mudanças) é condição desfavorável para este novo momento. Assim sendo, vale a pena aguardar o estabelecimento de uma nova rotina para iniciar o processo.
  •  Muitos bebês não aceitam de primeira novos alimentos. Então, já sabe que vai ter que tentar algumas vezes né?
  •  Lembre-se que este é o primeiro contato do bebê com a colher ou copinho. Ela deve fazer parte da "brincadeira".

Na nova Dieta do Bebê, é aconselhado que as primeiras mamadas a serem abandonadas são as do meio da manhã e da tarde, quando devem ser oferecidas as primeiras frutas e as primeiras papinhas. No começo serão algumas colheradas, a passos lentos. Afinal, trocar o leite por um alimento desconhecido requer paciência por parte de quem, com muita empolgação, oferece a alimentação. Uma boa dica, é o Kit, que deve ser bem colorido, pra tornar esse momento mais divertido e não uma obrigação!


Geralmente, inicia-se a introdução pela fruta no horário da manhã. 

Maçã, pêra e banana são as primeiras frutas. Para oferecer a maçã, lave-a bem, corte (com uma faca limpa e enxuta) ao meio, e, com a ajuda de uma colher, raspe a polpa da fruta e dê ao bebê. Utilize sempre frutas maduras, íntegras, sem furos ou manchas e com coloração característica.

É importante que todas as frutas utilizadas sejam "preparadas" no momento de servir. Ao amassar pêra ou banana, certifique-se de que todos os utensílios (faca, garfo,colheres e pratos) utilizados estejam bem limpos.

Introduzir alimentos aos poucos é também uma dica muito importante. As primeiras colheradas ainda obedecem ao reflexo de sugar. Aos poucos, a mastigação e a deglutição são aprimoradas. Por este motivo, algumas caretas que podem ser interpretadas como recusa ao alimento, na verdade, fazem parte deste exercício, da transição do mamar para o mastigar.

A princípio, serão uma ou duas colheradas seguidas de uma mamada. Em seguida, ½ fruta, até finalmente completar 1 fruta inteira (ou duas), que substituirá o horário de uma mamada. Respeitar o limite de cada criança facilita as futuras introduções.

Ao escolher a colher, opte por uma pequena, de preferência coberta com material emborrachado para não machucar a gengiva do bebê, tipo essa aki, que o João Pedro deu pra Luiza...hihihihi

Receitinhas Favoritas


Papa de banana
1 banana

Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone.

bananas-maçãs tendem a prender o intestino, sendo recomendadas para o caso de diarreia, enquanto as nanicas soltam, sendo usadas para combater a prisão de ventre.
-----------------------------------------------------------------------------
Papa de mamão
Meio mamão-papaia

Lave bem a casca e depois corte o mamão na metade. Retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Amasse e dê com uma colher pequena de plástico ou silicone.
---------------------------------------------------------------
Papa de maçã
1 maçã vermelha

Lave bem a casca e corte a fruta na metade (você não precisa descascar). Com ajuda de uma colher pequena, vá raspando a polpa da maçã a partir da própria fruta. Preste só atenção para que não escape nenhum pedacinho maior que possa engasgar seu filho.
----------------------------------------------------------------

Prossiga da mesma forma com pêras. Outra opção é passar a maçã no ralador.

A partir da aceitação de cada fruta individualmente, você pode começar a misturar duas delas para fazer uma papinha mais rica, como, por exemplo, banana com maçã, maçã com pêra, mamão com laranja. O suco de laranja-lima também pode ser combinado e batido com outras frutas, como acerola, mamão ou maçã ou mesmo legumes, como cenoura ou beterraba.
-----------------------------------------------------------------

Papinha de goiaba e banana

meia xícara (chá) de polpa de goiaba (100g)
Meia banana-maçã sem casca (cerca de 60g)
Mucilon 5 cereais

Ferva 100 ml de água e deixe esfriar. Bata a polpa de goiaba com a água no liquidificador e reserve. Em um prato fundo, amasse a banana com um garfo. Junte o suco de goiaba reservado, o Cereal Infantil Nestlé e mexa até obter um mingau. Sirva a seguir.
------------------------------------------------------------------

Alguns alimentos capazes de provocar reações alérgicas serão introduzidos ao final do primeiro ano de vida. Mais uma vez, a orientação do pediatra é fundamental, pois você e ele são as pessoas que mais conhecem o bebê.

Xerin.....

3 comentários:

  1. Pedrinho já esta comendo outras coisinhas a 1 mês, tem dias que ele não quer saber de nada, o jeito é ter paciência mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm que papinhas deliciosas, fiquei querendo provar também, rsrsrsr

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu cantinho! Volte Sempre!
Faça uma Mamys Blogueira Feliz, Comente!

....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...