quinta-feira, 30 de junho de 2011

Já ouviu falar em Sinéquia ou Fimose Feminina???


Fomos ao Pediatra hoje! Consulta de 4 meses!!!!
E Tive uma surpresa e não se sei me preocupo.
Ao examinar a genitália da Luiza, ela observou que os pequenos Lábios dela estavam  se colando de baixo para cima!!!! Passou uma pomadinha e disse que ia examinar de novo na próxima consulta.
Na consulta passada, estava um pouco coladinha, e ela pediu pra eu não deixar a pomada de assaduras entrar na vagina dela e sempre olhasse se estava tudo normalzinho. Diminui a pomada, caprichei na limpeza, mais não prestei muita atenção e não vi que estava colando outra vez. Mais a Médica não expressou nenhuma preocupação, ela disse- Vou Passar uma pomadinha tá? <POSTEC> Passe  2x por dia, durante 15 dias. Depois, quando descolar, passe 1x por dia durante 15 dias. hum...

Fui procurar saber um pouco mais e olha que interessante!

É chamado sinéquia, coalescência ou fusão dos pequenos lábios vaginais ou fimose feminina, mas todos resumem a mesma disfunção, que pode acometer meninas até por volta dos dez anos de idade:principalmente até os dois anos de idade. A aderência dos pequenos lábios vaginais pode as vezes chega a fechar quase completamente a vagina. 
Algumas causas para que aconteça a fusão dos pequenos lábios já são conhecidas. A anatomia da genitália de “uma” bebê é diferente de uma mulher: a da bebê tem os pequenos lábios mais internos, facilitando a aderência, sobretudo quando há infecções crônicas por falta de uma boa higiene.
Outro motivo que os ginecologistas esclarecem é a baixa produção do hormônio estrogênio típico em crianças pequenas e que pode explicar a existência de maiores irritações, beneficiando a fusão dos pequenos lábios.
Assaduras causadas por fraldas ou calcinhas e traumas na região da genitália podem provocar ferimentos que por causa da baixa produção do estrogênio ficam mais “irritados” e demoram a cicatrizar, gerando a aderência.

Nem sempre a sinéquia dos pequenos lábios vaginais das crianças são encontrados facilmente por nós ( Mamys). O tamanho varia bastante e começam de baixo para cima, da região mais distante da uretra para a mais próxima.

A aderência pode levar a infecções e retenção de urina causando dor, mau cheiro, corrimento e irritação da pele da genitália da criança. O pediatra deve ser procurado assim que houver suspeita da mamãe quanto à sinéquia e este deve indicar um ginecologista para o tratamento.

Como evitar problemas - O tratamento é simples, mas terá efeito se seguida rigorosamente as orientações médicas. O tratamento indicado é a utilização de cremes à base de hormônio estrogênio sobre a linha média da sinéquia por um período recomendado pelo médico. Caso o uso do creme seja exagerado e ultrapasse os dias recomendados, alguns efeitos colaterais poderão aparecer na criança, como aparecimento de pêlos na genitália ou escurecimento da região.

A sinéquia pode reaparecer quando a mamãe interrompe o tratamento antes do recomendado só porque já “descolou”. Sempre siga as recomendações médicas.

Se a aderência for mais acentuada, às vezes, a cirurgia é indicada. Isso acontece em poucos casos já que a probabilidade da aderência retornar ainda mais grave depois da cirurgia é grande.

7 comentários:

  1. Amiga, que interessante... eu nunca tinha ouvido falar nisso... muito bom saber... Quanto à sua gatinha, vou ficar torcendo pra isso passar logo e de uma vez, né?! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca ia saber q existia isso, mto interessante! Mas não há de ser nada e Luiza ficará completamente bem =]
    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga melhoras para a Ana Luiza, ainda bem que vc compartilhou conosco, nunca tinha escutado sobre isso... vai dar tudo certo viu? bjsbjs ;**

    ResponderExcluir
  4. Hun, que interessante, nunca tinha ouvido falar!
    Menos mal que é uma coisinha de nada, sem grandes transtornos!

    ResponderExcluir
  5. oi olha só minha filha de 2 anos e meio.
    sabado agora a isabelly disse que estava doendo entao eu fui ver se estava assadinha entao levei um susto os pequeno labios estava todo feichada fiquei muito preocupada entao marquei uma consulta com pediatra dela para hj 4 hrs ta tarde
    fiquei ate mais aliviada depois de ler muito obrigada bjs

    ResponderExcluir
  6. minha filhinha de dois anos e meio tambem esta passando por isso e o pediatra mandou eu marca a cirurgia vai ser na terça feira e estou bastante preucupada pois nao sei como sea essa cirurgia..

    ResponderExcluir
  7. olha a minha duvida é se ess pomada pode roper o hime da crianca?tenho medo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu cantinho! Volte Sempre!
Faça uma Mamys Blogueira Feliz, Comente!

....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...